Área Restrita
Portal

MedSys.Net
 Dúvidas?
Imprensa
Pé-de-atleta ou frieira

Jornal Vidaqui nº 280 - 11 a 17 de fevereiro de 2011
Frieira ou pé-de-atleta são os nomes populares de uma infecção da pele causada por fungos que atinge principalmente os pés sendo altamente contagiosa. O surgimento da frieira é causado por atrito, umidade nos pés, suor excessivo e falta de higiene.
A contaminação pode ocorrer em lugares públicos que tenham pisos úmidos, como por exemplo, piscinas, vestiários, saunas e pelo uso comum de toalhas e roupas de pessoas já infectadas. Eventualmente, pode estar presente na nossa própria pele sem causar a doença, porém quando os pés ou outras áreas do corpo permanecem úmidas, quentes e irritadas, o fungo se multiplica e infecta as camadas superiores da pele.
Os principais sintomas da doença são pele esbranquiçada entre os dedos dos pés; descamação da pele, que forma pequenas fissuras dolorosas; vermelhidão; coceira intensa na pele dos pés e formação de bolhas que se enchem de líquido e se rompem.
Nos casos mais avançados as unhas ficam quebradiças e podem cair sozinhas.
Para se prevenir, é recomendado não andar descalço em vestiário de piscina e locais públicos; lavar os pés diariamente e manter entre os dedos bem seco; usar meias de algodão, trocando-as diariamente ou quando úmidas; e, nos dias quentes, utilizar calçados abertos.
O tratamento pode ser medicamentoso tópico ou oral, que deve ser orientado pelo seu médico. Cuide bem da saúde dos seus pés!

Enfermeiras Aline Teles Tavares e Elaine Priscila dos Santos, Medicina Preventiva Plasac Saúde

 


Publicado em: 03/03/2011 - Fonte: Plasac