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Para aliviar a tensão pré-mestrual

Jornal Vidaqui - Edição nº 359 - 31 de agosto a 5 de setembro de 2012

A TPM é caracterizada por um conjunto de sintomas físicos e psíquicos que podem ser aliviados através de boa alimentação e ingestão abundante de líquidos.

O nervosismo, irritabilidade e depressão estão associados à diminuição dos níveis de vitamina B6. É indicado ingerir carnes, grãos integrais, banana, batata, lentilha, noz, ervilha e feijão para repor esta vitamina.

O desejo de comer doce, especialmente chocolate, é causado pela escassez de magnésio. Como o cacau é rico desse nutriente, o organismo pede a reposição. O melhor é consumir alimentos mais saudáveis, ricos em magnésio, como: aveia, arroz integral, milho, lentilha, soja, frutas oleaginosas e vegetais folhosos verde-escuros. Frutas também são ótimas opções, pois saciam a vontade de comer doce sem comprometer a saúde.

Se a vontade de comer chocolate for incontrolável, deve-se preferir os com alto teor de cacau, mais ricos em magnésio e que possuem flavonoides (antioxidantes que ajudam a proteger os vasos sanguíneos) .Porções menores já matam a vontade de comer doce.

Os alimentos que pioram os sintomas da TPM são: Sal, embutidos, produtos em conserva, temperos industrializados, salgadinhos, refrigerantes a base de cola e guaraná. Chá preto e café são estimulantes e aumentam a irritabilidade e nervosismo.


Publicado em: 04/09/2012 - Fonte: Enfermeira Luciana Scheffel, auditoria Plasac Saúde