Área Restrita
Portal

MedSys.Net
 Dúvidas?
Imprensa
Atitudes para uma vida mais saudável
Jornal Vidaqui nº 311 - 23 a 29 de setembro de 2011

Em geral, quando estamos mais dispostos, conseguimos enfrentar o dia-a-dia com mais energia. Incorporando hábitos saudáveis e prazerosos é muito mais fácil atingir a sensação de felicidade e bem estar.
O primeiro passo é uma bela noite de sono. Tecnicamente, durante o sono, além do descanso físico e mental, ocorrem diversos processos metabólicos, diminuindo a frequência cardíaca e a produção de hormônios necessários para o equilíbrio do nosso organismo. A falta de sono provoca irritabilidade, envelhecimento precoce, nos deixa mais propenso à infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes. Comprometemos nossa produtividade porque deixamos de criar, planejar e executar ações comuns. Provoca lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração. Manter o ambiente calmo, com temperatura adequada e pouca iluminação, ajuda o relaxamento e recarregar as energias. O ideal é dormir oito horas por dia, mas cada organismo tem suas próprias necessidades, sejam elas menores ou maiores.
Passamos então a uma alimentação saudável e diária. É importante fracionar suas refeições, de preferência seis refeições diárias. Seu corpo começará a trabalhar em ordem e manterá o metabolismo no mesmo rítmo. Intervalos longos entre as refeições provocam a queda da taxa de açúcar no sangue, por isso que sentimos cansaço, tonturas e desânimo. Dê preferencia a frutas, iogurtes e cereais entre as refeições. Invista em fibras, vitaminas, alimentos ricos em ômega 3, como atum, salmão e truta, que estimulam a produção do bom colesterol e facilita o trabalho dos neurotransmissores - responsáveis pela condução de prazer e euforia para o cérebro.
O pensamento positivo ajuda a manter a mente saudável, facilita o trabalho diário e o convívio social. Quando pensamos em algo ruim, remoemos problemas ou entregamos às energias negativas acabamos canalizamos a nossa energia em busca desta solução. Esse desgaste provoca depressão, descontentamento e ansiedade. A harmonia acalmará e trará a sabedoria para solucionar qualquer dificuldade do seu dia-a-dia e tranquilidade para tomar suas decisões.
Traga vitalidade e saúde para o seu corpo. Atividade física ajuda a renovar as energias porque trabalha os músculos, acelerando o ritmo do coração, da respiração e todo o metabolismo. Pensar em qualidade de vida não custa caro, não depende de terceiros e o principal exige somente força de vontade.

Dra. Rosana Barnez, gerente médica Plasac Saúde


Publicado em: 23/09/2011 - Fonte: Plasac