Área Restrita
Portal

MedSys.Net
 Dúvidas?
Imprensa
Catapora mais comum no fim do inverno
Jornal Vidaqui nº 307 - 26 a 01de setembro de 2011
A varicela mais conhecida como catapora, é uma doença altamente infecciosa, comum no fim do inverno e início da primavera, onde o clima é mais seco. Com 90% de taxa de infecção, podendo se desenvolver em crianças principalmente na fase escolar e adolescentes e adultos que nunca tenham sofrido da doença.
A transmissão é por via aérea, através de espirros ou tosse, ou pelo contato com pele infectada. O vírus multiplica-se e dissemina-se pelo sangue até a pele. O período de incubação até o surgimento de pequenas bolinhas avermelhadas é de cerca de 12 dias.
Os sintomas iniciais são muita febre, calafrios, náuseas, vômitos e as bolinhas avermelhadas que tem uma cúpula transparente que formam uma "casquinha", que causam muita coceira. Surgem de repente e é possível perceber lesões de variados estágios evolutivos.
Essas bolinhas geralmente aparecem no tronco e, gradualmente, se espalham para braços, pernas e face, onde podem atingir o couro cabeludo, lábios e orelhas.
A maioria da incidência de varicela é inofensiva, exceto em doentes com imunodeficiência ou em neonatos, em que pode causar sérias infecções potencialmente mortais. É comum dizer que é uma doença típica da infância e fica-se protegido para sempre. Quando atingem os adultos que nunca tiveram a doença, os sintomas são mais sérios e a doença mais perigosa.
A cura é feita pelo próprio organismo e alguns medicamentos são indicados para aliviar a coceira e cicatrizar rapidamente as feridas. Mas atenção, somente com orientação médica, pois podem causar reações alérgicas ou queimaduras; ou haver infecções nas feridas, sendo as mais graves causadas por bactérias.
Outro cuidado importante é não mexer nas feridas, prevenindo marcas que podem ficar para sempre. Use luvas na hora de dormir, roupas leves para evitar o calor, corte sempre as unhas e mantenha as mãos sempre limpas.

Dra Rosana Barnez, Gerente Médica Plasac Saúde

Publicado em: 26/08/2011 - Fonte: Plasac