Área Restrita
Portal

MedSys.Net
 Dúvidas?
Dicas de Saúde
Conheça os fatores de riscos que contribuem com as quedas

Muitos destes fatores estão relacionados com a idade (diminuição da visão, de força e de agilidade), com as doenças como a artrose (desgaste), incontinência urinária (perda da urina) e tontura. São as combinações destes fatores que ocasionam as quedas, portanto é muito importante ficar alerta aos problemas de saúde.

Com o avançar da idade há uma redução da força (fraqueza nas pernas) e do equilíbrio. Essa fraqueza pode deixar os ossos mais frágeis e aumentar o risco de cair com possibilidade de lesões no corpo como luxação, traumas e fraturas.

Algumas atividades físicas contribuem para aumentar a força muscular e assim diminuir o risco de queda. A caminhada além de ajudar no controle e tratamento da hipertensão arterial e diabetes, ajuda na redução da osteoporose e colesterol alto.

Manter o corpo ativo pode ir além da ginástica, academia e a prática esportiva. Somado às atividades que nos dão autonomia e independência como ir ao supermercado,  ir à padaria, subir e descer as escadas (com segurança), varrer a casa, etc. Os alongamentos ajudam a manter a flexibilidade, facilitando a realização de alguns movimentos.

A prática da dança melhora a coordenação motora, eleva a autoestima e favorece o convívio social. Ficar parado em casa não vai ajudar a prevenir quedas. Faça pelo menos 30 minutos diários de atividade física para ter uma vida mais saudável.


Publicado em: 27/03/2017 - Fonte: Comunicação