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Dicas de como evitar lesões no esporte

Em busca da boa forma muita gente tenta correr atrás do tempo perdido e acaba exagerando na carga e frequência dos exercícios físicos. Os resultados são dores por todo o corpo e risco de contusões. Toda atividade física deve ser orientada por um profissional qualificado, que indicará os possíveis riscos no abuso da malhação.

As pessoas estão querendo resultados rápidos, então o risco disso, muitas vezes são dores lombares, tendinites, lesões em ligamentos porque a pessoa acaba pegando muito peso e acaba que a musculatura não está preparada. Então pode ter distensões musculares porque não alongou direito, não aqueceu aquela musculatura. São várias as lesões decorrentes de uma atividade não orientada, ou feita de forma incorreta.

É essencial e muito importante fazer o alongamento normalmente, depois de um treino, depois de uma atividade. Praticar uma atividade física que não seja em excesso, que não aumente o risco de lesões. Na verdade a pessoa tem que se identificar com o tipo de atividade e não exceder na quantidade. A musculação na verdade tem que ser praticada de uma forma que você não cause lesões na musculatura, gradualmente você vai aumentando aquele peso ou aquela quantidade de peso que você está elevando.

Os riscos podem ser bem maiores para pessoas que nunca praticaram atividade física ou estão paradas há muito tempo. As lesões causadas pelo excesso de exercícios sem preparação podem acabar na mesa de cirurgia.


Publicado em: 24/02/2012 - Fonte: www.saude.gov.br